Olá visitante!

Login

Senha

Inscrição

Esqueceu a senha?

Aniversariantes
do dia

Artista do dia

África Negra

África Negra

Fórum --> Política --> O Benefício da Dúvida

Página  / 2      Resultados por página 
Autor Mensagens (Total 10)
principe
principe Mensagens: 9
Inscrição: 11/06/2006
Data 24/05/2007 00h05  

Vocês ainda se lembram do tema que eu havia colocado neste fórum algum tempo atrás entitulado “O Benefício da Dúvida”? Na altura eu havia questionado sobre a promessa feita na altura das campanhas eleitorais para as presideciais de um subsídio de desemprego em São Tomé e Príncipe. A verdade é que já se passaram largos meses e nada se fala sobre o assunto, na altura eu havia  questionado se a promessa era para ser cumprida ou era mais uma oportunice política.

Caros compatriotas eu gostaria de ouvir o vosso comentário sobre este tema.

Bem haja a todos.

principe actualizou esta mensagem no dia 24/05/2007 00h09.
Sampires
Sampires Mensagens: 15
Inscrição: 21/04/2006
Data 19/07/2007 11h37  

Caro colega Adolfo

Espero que a tua formaçao esteja a correr bem.

Os estudos sobre o desemprego en STP sao poucos. o que torna dificil fazer um comentario sério sobre o tema.

Questoes de ordem tecnica:
Pode ser que sabes: Qual é a definiçao do desemprego em STP? Qual é a verdadeira taxa de desemprego?  si fizermos um inquerito en stp acho que mais de 50% da populaçao vai se declarar desempregado (os vendedores ambulantes, de quioskes, peixeiras, mesmo alguns agricultures). Por isso temos de définir quem pode ser considerado de desempregado, assim que un conjunto de condiçoes de forma.

Questoes de ordem économica
Realmente com um subsidio do desemprego (penso, nao sou economista) poderemos aumentar o poder de compra e dinamoizar o commercio. Mas para tal é preciso que STP aumente a sua produçao interna,  (caso contrario nao benficiaremos com este aumento do poder de compra) e ter uma fiscalidade adaptada para que o governo tenha um retorno deste "investimento".

Ainda tenho muitas ideias e questoes  con relaçonado com o tema,  mas fico aguardado o seu comentario.

aquele abraço

principe
Data 19/07/2007 18h35  

Caro amigo Marcos!

Fico feliz em saber de ti e espero que os teus estudos vão bem.

Desemprego definição: Uma parcela da força de trabalho( pessoas com idade legal de trablhar) que se encontra inactiva ou sem emprego.

Olha no que concerne ao tema em questão, segundo o INE STP a taxa de desemprego em 2005 foi de 14,8 porcento, ali não existe dados mais recentes. Caro amigo, não disponho de dados mais recentes a este respeito mais acredito que a percentagem é maior para 2007. Um subsídio de desemprego para São Tomé e Príncipe seria algo de louvar, mas para um país como o nosso aonde já  existe um grande defíce orçamental a pergunta que se põe é a seguinte: de onde virá os fundos para sustentar esta política? Eu acredito, olha que é uma opinião pessoal, que primeiro se deveria apostar em políticas que possam gerar os fundos e depois se falar em um subsídio de desemprego caso contrario estariamos a pôr a carroça a frente dos bois.

principe actualizou esta mensagem no dia 19/07/2007 19h29.
Sampires
Sampires Mensagens: 15
Inscrição: 21/04/2006
Data 23/07/2007 14h36  

Ola Principe

Estou de acordo contigo com ralaçao ao modo fo financiamento do subsidio de desemprego. alias, nao tmencionei na minha primeira intervençao. penso que ainda nao produzimos o suficiente para implementar esta politica. mas retomando a questao tecnica acho que nao respondestes a minha questao com relaçao ao desemprego. a definiçao que destes é a definiçao geral. estou a falar da adaptaçao desta definiçao a realidade santomente de modo a ser aplicado nas modalidades de indentificaçao das pessoas a serem beneficiadas com o subsidio.
 Para te dar exemplo : Aqui em França os que beneficiam do subsidio de desemprego sao aqueles que (entre outros parametros) ja  trabalharam ao menos 3 meses (oficialmente) que si inscreveram no instituiçao e que estao a procura do trabalho (fizeram varios pedidos e mesmo participaram em concursos). Pode haver alguem que  pertença a populaçao activa e que nao beneficie do subsidio mesmo nao estando trabalhando. Bom nao estou a dizer que devemos copiar mas devemos definir as nossas modalidades en funçao das nossas realidades.  Ha algum estudo concreto sobre isto?

Aquele abraço
principe
Data 23/07/2007 20h06  

Caro amigo eu estaria a ser pretencioso se tentasse dar ti uma definição do desemprego em S.T.P. porque não disponho de dados suficientes para o fazer. Sim, seria necessário fazer se um estudo de fundo e acredito que nem o nosso governo dispõe de tais estudos visto que o INE STP não dispõe de dados actualizados. Caro amigo, isto reênforça ainda mais a minha hipotese de que tudo isto não se passou mais de uma oportunice política. 

Página  / 2      Resultados por página 
Pesquisa
Procurar no tópico         
Contactos | 2006-2010 SANTOLAS.NET® | Quem somos | TOP