Caros irmãos e irmãs, não pretendo de forma alguma com este assunto demonstrar que percebo muito da língua portuguesa, se calhar longe disso, mas sim antes de mais fazer um alerta humildemente à todo aquele santomense que se preocupa com a boa imagem e o orgulho de pertencer a esta magnifica nação que é a nossa. O assunto pode até parecer banal ou fútil contudo digo, para quem viva de perto esta situação chega a ser motivo de certa tristeza a forma como alguns santomenses, e consequentemente os seus filhos desfizeram-se da pronúncia correcta de palavras como as que eu no assunto mencionei.
Concluí que alguns de nós, em S.T.P, não temos o habito de carregar devidamente no R das palavras quando estas os contém, exemplo: se tivermos com atenção, vamos reparar que palavras como corredor, carro, roupa, rua, barro, barra, erro, entre outras do mesmo tipo, são pronunciadas como se só existisse um R (no caso daquelas que os contenham no meio ou no fim) mais, toda a palavra que comece com a letra R, pelo menos na língua portuguesa, é pronunciada como se começasse com dois. Eu peço à todos aqueles que de uma forma ou de outra sejam responsáveis pela educação de jovens e não só, que seja em casa, na escola ou na rua, de forma educada, façam-lhes ver que estão a cometer um grande erro ao não ter em atenção este pormenor.
Obrigado pela atenção e muitos parabéns á equipa criadora deste site.
tavares actualizou esta mensagem no dia 27/01/2008 03h10.
Caro Tavares, Meu nome é Ivando e moro actualmente no brasil, mais concretamente em manaus. Eu quero dizer que eu acho que tas errado, nao na medida que falas que pronunciamos mal, porque pronunciamos, mas a verdade, que acontece o contrario ao que falaste, quero dizer que, nós os santolas pronunciamos tudo como se tivesse dois "Rs", desde que eu moro em são tomé os meus professores já falavam isso, porque eu estudei no IDF, e tinha alguns professores que não eram santomenses, e eles diziam que pronunciamos tudo como se tivesse dois "Rs". Enquanto eu morava em são tomé eu não notava isso, pois todos falamos da mesma maneira, mas quando cheguei aqui é que comecei a notar a diferença. Eu acho que vai ser um pouco dificil corrigir esse erro, pois é uma coisa que já vem das antigas, e tambem acho que mais por causa da nossa lingua mãe, pois se notarmos as palavras na nossa lingua mãe a maioria das palavras não possuem o "R", pois são substituidos por "L". Por isso é que eu acho que melhor seria melhorar a nossa lingua mãe do que ensinar os nossos filhos a pronunciar bem o "R", seria muito mais proveitoso.
completando o racioncinio de odavi, o portugues ou a lingua portuguesa tem diversas variedades. O português que se fala no Porto nao é o mesmo que se fala em Lisboa, muito menos no algarve e nas ilhas. Ora se mesmo em Portugal existe variedades, é mais do que certo que o português praticado em Sao tomé e algures tenha as suas variedades e influencias das linguas tradicionais. Portanto errado é pensar que o português que falamos é incorrecto. So difere do protuguês dito padrao. Neste caso o português falado no Brasil, Angola...nao é português? Sim, mas com variedades e entonaçoes deferentes. Antes de mudarmos os nossos "Rs" estaremos a espera que os do norte de portugal pronunciem "B" por "B" e "V" por "V". Simplesmente os tugas têm na maninha que sao correctos, e que gostam de corrigir.
Caro Irmão, não é uma questão tão simples assim, e eu não pus em causa nem o nosso sotaque e muito menos o facto de haver influências do nosso criólo (línguas ou falares que tém origem no português) na maneira como falamos...se o mano ver, o Odi disse que o que se passa em S.tómé é o contrário, carrega-se demasiado nos Rs e eu pergunto não continua a ser um erro? se o mano reparou em portugal não aparece nenhum jornalista a trocar B por V! é um falar local e td bem, assim como nós tb temos temos a maneira com que falamos qd estamos entre amigos e família e mais uma vez digo a questão não é esta.....se o mano puder ouvir uma das músicas do Lindex(mt bom artista!) "Mãe.." o mano vai ouvir-lhe a dizer bariga e não barriga; carega e não carrega...Eu penso que coisas como a música ou até mm um discurso dum governante, que representam um país, devem-se ter em atenção...e para isso é preciso saber certas regras básicas como estas.
Primeiramente bom dia !!! devo vos dizer que estou extremamente de acordo com o Tavares. A questão em causa não reside no nosso sotaque, sim, na própria Fonologia. Todas as línguas têm regras, e o Português não é exceção, pelo contrário, por ser língua novilatina possui muitas regras, os professores devem ser mais exigentes no ensimaneto de português. É realmente um erro de Pronuncia, erro este que nós crescemos cometendo sem dar por conta. Entretanto nunca é tarde para se fazer mudança. No começo de mudanças é sempre difícil, entretando mas além, perceberemos o quanto foi bom.
Se repararmos explanação de um santomense não se consegue distinguir pela pronuncia quando a palavra tem 1 ou 2 “R”.
Bem-haja
Lodney Nazaré, Granduande em Ciencias Biológicas na Universidade Federal do Pará