Caro maisum
É com grande consternação que tenho acompanhado mais uma das muitas "palhaçadas" que tem acontecido no nosso país. Eu não estou cá para fazer criticas mas sim apresentar idéias de modo a ser a debatida e encontrar soluções para ajudar a nossa terra.
Uma das coisas que questiono é o facto de muitas figuras públicas quando envolvidos em actos de corrupção mudam de cargo público em vez de serem responsábilizado e sancionado pelos seus actos.
Eu chego a duvidar da dita democrácia de são tomé e princípe, isto porque uma verdadeira democrácia há separação de poder, mas em são tomé essa separação só existe na constituição uma vez que não é aplicada. Vejamos se um ministro ou alguem com alto cargo público estiver envolvido neste crimes o tribunal não tem força suficiente isto porque o partido que sustenta o governo tem grande influência sobre o tribunal.
Nos vemos nas noticias alguns dos ditadores serem julgados pelo tribunal internacional pelo crime sobre a humanidade, eu comparo os governantes santomenses a esses ditadores, a unica diferença é a arma usada nesses crimes, e a lentidão da morte dos santomenses.
Meus irmãos nos podemos julgar e condenar os nossos politicos quando nós exercemos os nossos direitos a voto, sem vender as nossas consciências, alertar para o tipo de campanha eleitoral conhecida como o fenómeno " Banho", questionar sobre o programa de governo e não porque o fulano e tal ja tem dinheiro e não tem necessidade de usurpar do bem público.
Eu espero ter passado a idéia e estarei aberto para responder a qualquer questão se necessário for.
|